O retrato de D. João II enquanto jovem
"os «Painéis de S. Vicente de Fora» - assim chamados por terem sido encontrados no mosteiro com esse nome - foram provavelmente pintados pelo pintor régio Nuno Gonçalves em 1471-72, a fim de comemorar a conquista de Arzila e Tânger e a consequente recuperação dos ossos do infante D. fernando. Agruparam-se, provavelmente também, em dois trípticos, um alusivo ao desastre de Tânger, em 1437, e o outro à vitória de 1471. Destinaram-se, com toda a verosimilhança, ao altar de S. Vicente na Sé de Lisboa, representando aquele santo com o rosto estereotipado e transfigurado do infante D. Fernando. Representaram também os reis e grandes senhores de ambas as épocas, ao lado de clérigos seculares e de cónegos regrantes de Santo Agostinho, a quem estava confiado o cabido daquela catedral"
A. H. de Oliveira Marques, Portugal na Crise dos séculos XIV e XV, vol. V da Nova História de Portugal, direcção de A. H. de Oliveira Marques e Joel Serrão, Lisboa, Presença, 1987, p. 451.
e o falso D. João II